Axé Igbá Site Bloco:

Histórico:

03/01/2011 02:06

 Histórico da Criação do Bloco Afro Axé – Igbá

 

 

            Fundado em 23 de fevereiro de 1992, por um grupo ligado ao Movimento Negro de Itabirito – MG, com o objetivo de preservar e manter a cultura negra da região, o bloco, que já foi a Banda Axé – Igbá, foi criado com origens ao Olodum, I1ê Ayê e filhos de Ghandi.

            Durante os primeiros anos, a Banda tocou Axé Music pelas Minas Gerais e pelo Brasil. Mesmo sem a estrutura que possui hoje, com muita coragem, participou do Carnaval de 1992 em Itabirito, praticamente 30 dias após a sua criação. Os integrantes usavam abadá, sem camisa, descalços e com tubantes.

A Banda surpreendeu e agradou todos os foliões e turistas, deixando na avenida um ritmo eletrizante, que mais tarde tomaria conta de todo o Brasil.

            Nos últimos tempos, a Banda desenvolveu um trabalho em cima da cultura regional mineira, usando ritmos primitivos, como o calango e a congada, criando assim o ritmo Calango congo, com um repertório de 15 músicas da Banda, dando a Minas Gerais uma identidade ritmo-dançante. A partir de 1999, passa a se apresentar como Bloco Afro Axé – Igbá e conta hoje com 50 crianças e adolescentes de comunidades carentes de nosso município, participando de suas atividades.

 

 

              

Search site

Contact

Axé Igbá Site Bloco: www.axeigbasitesitebloco.webnode.com.br
Itabirito
35450000
3563 - 1535 ou 86012095